O Globo de Ouro é uma das mais importantes premiações do cinema e da televisão. Realizada pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, a cerimônia ocorre todo ano em Los Angeles e premia as melhores produções dos últimos 12 meses. E, como de costume, as apostas para saber quem leva os troféus já estão surgindo.

No ramo do cinema, o suspense psicológico A Forma da Água, dirigido por Guillermo del Toro, é favorito a levar a estatueta de Melhor Filme Dramático. O longa conta a história de uma zeladora que se apaixona por um homem anfíbio mantido em cativeiro em um laboratório secreto no Brasil. Outros concorrentes que podem surpreender nesta categoria são Três Anúncios para um Crime e Dunkirk.

Já na categoria de Melhor Filme de Comédia ou Musical, a disputa fica entre Lady Bird - A Hora de Voar, Projeto Flórida e Corra!. O último, apesar de ter elementos de terror e suspense, foi classificado nesta categoria por ter um tom satírico sobre a questão do racismo nos Estados Unidos.

Na disputa pelo prêmio de Melhor Diretor, Del Toro novamente aparece como favorito por A Forma da Água, mas pode ser desbancado pelo novato Greta Gerwig, que dirigiu Lady Bird - A Hora de Voar e é a única mulher na categoria. Christopher Nolan, indicado por Dunkirk, e Steven Spielberg, por The Post - A Guerra Secreta, também são fortes nomes.

Na televisão, o drama The Handmaid's Tale é um dos favoritos a levar a estatueta de Melhor Série Dramática, juntamente com Stranger Things e The Crown. Já na categoria de Melhor Série de Comédia ou Musical, a animação Rick and Morty e as produções Master of None e The Marvelous Mrs. Maisel se destacam.

Além das premiações para filmes e séries, o Globo de Ouro também reconhece atores e atrizes que se destacaram em suas performances. Alison Janney e Laurie Metcalf serão as principais concorrentes na categoria de Melhor Atriz Secundária em Filme, enquanto Willem Dafoe e Sam Rockwell concorrem na mesma categoria, mas na área de cinema.

Já na televisão, Nicole Kidman aparece como favorita na categoria de Melhor Atriz em Série Dramática por sua performance em Big Little Lies, assim como Sterling K. Brown, de This Is Us, na categoria de Melhor Ator em Série Dramática.

O Globo de Ouro 2018 promete trazer muitas surpresas e polêmicas, seja pelas produções que vão ganhar as estatuetas, seja pelos discursos dos artistas que irão subir ao palco. Mas uma coisa é certa: Hollywood estará em festa para celebrar o que de melhor foi produzido no cinema e na TV neste último ano.